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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

SUBMISSÃO:

A submissão de trabalhos deve ser feita exclusivamente via sistema eletrônico.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO:

  1. Os trabalhos não podem ter sido previamente publicados.

 

  1. Poderão ser aceitos até dois trabalhos por autor e outro em co-autoria (até 6 autores), por edição.

 

  1. O Processo de Avaliação dos trabalhos será por Pares, sendo mantido sigilo dos autores, garantindo parecer isento de qualquer influência. Cada membro indicará aprovação, ajustes ou recusa ao texto. O artigo que precisar de correção será enviado ao autor principal, contabilizando a data de postagem da comissão e o reenvio de até 30 dias.

 

  1. Seções  

-Notas de Pesquisa e Artigos: entre 5 e 20 laudas (e sem a contagem do anexo).

 

  1. Estrutura dos trabalhos:

Página 01

- Título (fonte 14 – negrito - centralizado – maiúsculo-espaço simples) e sua respectiva tradução para o inglês.

- Autor(es) e Instituição (justificado, separados por ponto virgula, fonte 10, com referências de (1, 2,...5: sobrescrito) vinculação profissional, atuação e contato devem ser explicitados em nota de rodapé).

 

Páginas 02   

- Resumo e Palavras-chave: 1) parágrafo único, fonte 10, espaço simples e até 250 palavras, estruturado de forma a conter: objetivo, métodos, resultados e conclusão; 2) usar os termos do Medical Subject Headings, do Index Medicus (http://www.nlm.nih.gov/mesh/) para três a cinco palavras-chave e; 3) o resumo em inglês (Abstract), representando a tradução do resumo para a língua inglesa e três a cinco palavras-chave em inglês (Keywords). As palavras-chave e Keyword devem ser separadas por ponto.

 

Página 03 em diante

- Corpo de texto (fonte 12 – normal – justificado, parágrafo 1,0cm): Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Considerações finais ou Conclusões; Agradecimentos (parágrafo único e se necessário) e Referências.

Pesquisas que envolvam animais ou seres humanos, haverá necessidade de comprovação prévia por um comitê de ética em pesquisa relacionada.

- Referências: fonte 12, espaço simples, em ordem alfabética, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, NBR 6023:2002).

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o Index Medicus (List of Journals Indexed: http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html). Se o periódico não constar nessa lista, colocar o nome conforme se abrevia ou por extenso. Não utilizar "comunicações pessoais" ou "observações não publicadas".

 

  1. Formato: Word for Windows, A4, Times New Roman, espaço 1cm (notas de rodapé e citações com fonte 10) e 1,0 cm (corpo do texto, tamanho 12), margens 2cm, numerando as páginas no canto superior direito.

 

  1. As figuras devem ser apresentadas com resolução mínima de 300 dpi e devidamente referenciada no texto, além de sua referência (fonte ou referência, autor e data). Espaço simples, fonte 10.

 

  1. Os casos omissos devem seguir as regras gerais da ABNT.

 

  1. A tradução para o idioma inglês do resumo e a revisão ortográfica de texto no idioma português é de inteira responsabilidade do(s) autore(s).

 

  1. O(s) autore(s) deve(m) enviar uma declaração assinada por todos relatando que não há conflitos de interesses. (anexo).

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