UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA CANVAS NA CRIAÇÃO DE STARTUP

  • Paulo SOUZA LEAL FACULDADE DELTA
Palavras-chave: Empreendedorismo; Canvas;Business Model Canvas; Startups.

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação da Ferramenta Canvas na criação de uma empresa em fase inicial denominadaStartup. As organizações têm enfrentado desafios como desenvolvimento de inovação, criação de produtos e/ou serviços melhores, mais baratos e, consequentemente, com menores custos de produção. Neste cenário, percebe-se o aumento de novas Startups no mercado. Isso porque elasexploram novas oportunidades não exploradas pelos negócios tradicionais. Essas novas empresas ofertam produtos e/ou serviços muitas vezes mais eficientes e a um custo mais baixo. Suas Propostas de Valor se baseiam emsolucionar a “Dor” de determinado nicho de clientes que não encontraram nada parecido disponível no mercado. Seguindo esta linha de raciocínio, a Ferramenta Canvas e seus nove módulos proporciona a essas organizações, meios de modular o Negócio de forma simples e clara, uma vez que sendo uma ferramenta visual, o empreendedor poderá elaborar e mudar suas estratégias sempre que achar necessário. Para que isso ocorra, basta mudar post-its, seja da Proposta de Valor, ou Segmento de Cliente ou canais de comunicação ou qualquer um, ou mais, dos nove módulos que compõem o Canvas. Preencher um Canvas é fazer de cada bloco, parte de um “quebra cabeças” de um plano de negócio. No entanto, é bom lembrar que o modelo Canvas não faz análises externas, como ocorre com a ferramenta de análise SWOT (no que diz respeito às ameaças e oportunidades) e, por este motivo, esta ferramenta deixa de ser completa.

Publicado
2019-07-01