ALFABETIZAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS NOS DIAS ATUAIS: UMA INSERÇÃO SOCIAL

  • Lizandro Poletto Faculdade Alfredo Nasser
Palavras-chave: Alfabetização de jovens e adultos. Ensino. Cidadania. Democratização.

Resumo

O artigo discute a Alfabetização de Jovens e Adultos não como uma inclusão social, mas na perspectiva da inserção social, voltada à construção e exercício da cidadania, como também à participação democrática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo enfoque pretende refletir e discutir, por meio de referências do tema, os limites e as possibilidades de adolescentes, jovens e adultos, pertencentes a grupos minoritários, que não tiveram acesso à formação básica em seu período regular. Para tanto, interessa, às autoras desse trabalho, responder: como esse público-alvo administra seus estudos na EJA, mediante algumas dificuldades de cunho social? O ponto de partida é a premissa de que a alfabetização de adolescentes, jovens e adultos, historicamente pensada desde 1854, é importante porque faz com que o adulto analfabeto não perca estatuto em sua comunidade e possa ser inserido, efetivamente, no mercado de trabalho. Para essa discussão, foram adotados os estudos de Emília Ferreiro (1985), no que se refere aos conceitos de alfabetização; Paulo Freire (1987),cuja proposta prevê mudança e transformação com vistas a uma educação libertadora; Romão (2006) e Gadotti (2006) sobre democratização do ensino, além de outros estudos sobre a trajetória da escolarização de adolescentes, jovens e adultos no Brasil. É esperado que o questionamento levantado amplie as discussões sobre o tema e demonstre o perfil do indivíduo analfabeto, desde o seu ingresso na EJA, bem como sua trajetória  no ensino recorrente, de modo que possa inserir-se social e profissionalmente.

Publicado
2019-07-01