MARKETING POLITICO UMA META-ANÁLISE NA PRODUÇÃO NACIONAL

  • Gabriel Fernando Pereira Pereira de Sousa Faculdade Sul-Americana
Palavras-chave: Marketing Político, Revisão de literatura, Produção acadêmica

Resumo

O presente estudo tem como objetivo examinar a produção científica e intelectual sobre Marketing político, mensurar a produtividade dos pesquisadores e, também, os fatores associados a produção, identificar os dados dos estudos levantados quanto ao gênero, ano, título, instituição, estado e federação. O teor metodológico foi exploratório com meta-análise. Para os critérios de inclusão, selecionou-se publicações nacionais. Quanto os critérios de exclusão, foram desprezados os termos: marketing político, quando encontrados separadamente. A base de dados foram os portais Scielo, Periódicos da Capes, e Google Acadêmico. Utilizou-se o software estatístico SPSS, versão 22 para a análise dos dados e Microsoft Word 2016. Foram selecionados 22 estudos. O recorte de tempo incluiu janeiro de 2000 até agosto de 2018. Verificou-se que, com o passar dos anos, expressa-se interesse na área de marketing político. Observou-se a produção científica. Doutores são os que mais publicaram artigos. O ano com maior quantidade de publicações foi 2007. Observa-se a predominância de Qualis B1. Para estudos futuros, sugere-se outras formas de ampliação na busca por artigos científicos nacionais e internacionais, de modo a obter resultados que fomentem o perfil da meta-análise.

Publicado
2019-12-29