GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: EDUCAÇÃO COM PARTICIPAÇÃO FAZ TODA A DIFERENÇA

  • ROSICLER APARECIDA PINTO MARIA DAS GRACAS BELARMINO E ANTONIO BELARMINO PINTO
Palavras-chave: Palavras-chave: Escolar, Gestão, Democrática, Participação.

Resumo

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal, demonstrar que a escola tem sido invadida diariamente por inúmeras ideias, com isso é necessário explorar a atuação de uma gestão escolar democrática, preocupada com a construção que promova e incentive a participação de todos os envolvidos no processo educacional, nas tomadas de decisões, nas ações da escola envolvendo os princípios éticos, políticos e ideológicos. Para embasamento dessa pesquisa, foi utilizado o método por referências bibliográficas e investigação exploratória, que servirá de apoio para justificação de ideias que envolvam o tema. É importante que uma gestão democrática tenha a participação de todos os membros da escola, como também dos pais e da comunidade para uma melhor efetivação de um ensino de qualidade, buscando uma visão a respeito das concepções teóricas que guiem as práticas em gestão democrática, abordando os possíveis caminhos para uma gestão educacional participativa como prática inovadora, quebrando o conceito de que se reservavam a função de gestão escolar apenas ao diretor. Torna-se, aqui, indispensável uma gestão que distribua tarefas de forma que todos os profissionais inseridos no âmbito escolar contribuam para uma educação de qualidade, trazendo para a instituição a participação das famílias dos educandos e também da comunidade na qual a instituição está inserida.  

 

 

 

 

Publicado
2019-12-29