Você está aqui: Página Inicial :: Nossos Cursos :: Sistemas de Informação |
Faculdade Delta - Goiânia-GO |
Graduação - Sistemas de Informação |
|
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, BACHARELADO
Reconhecido pela Portaria SERES n.º 273, de 19/07/2011 e publicada no D.O.U. em 20/07/2011
APRESENTAÇÃO
É
sabido pela maioria das pessoas que, dificilmente alguém
nos dias de hoje, conseguiria arrumar um bom emprego, sem saber
lidar com um computador e com a informática de forma geral.
Diante desta situação a Faculdade Delta oferece para
a comunidade um curso de sistema de informação que
vem suprir a maioria das necessidades do mercado de trabalho. Dando
aos estudantes condições de conhecimentos que permite
o ingresso destes no mercado de trabalho, já no segundo período
do curso.
1
- PERFIL DO PROFISSIONAL DO CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
O profissional de
Sistema de Informação deve possuir um perfil definido
por requisitos, competências e habilidades. Os requisitos
definem características gerais que os profissionais precisam
ter. A competência refere-se aos conteúdos que os profissionais
devem dominar para desempenhar determinadas atividades profissionais.
As habilidades definem capacidades cognitivas e práticas
que o profissional deve possuir para desempenhar bem as suas atividades.
1.1 – Requisitos
• Compreender e aplicar conceitos, princípios e práticas
essenciais no contexto de cenários bem-definidos, mostrando
discernimento na seleção e aplicação
de técnicas e ferramentas na área de Sistema de informações;
• Gerenciar os processos técnicos e administrativos
da área em que atua, com uma visão empreendedora;
• Selecionar e manter a plataforma para execução
dos sistemas de informação em rede de computadores;
• Pesquisar, selecionar, instalar, configurar e manter políticas,
equipamentos e softwares de segurança para dados e aplicações;
• Estar capacitado à identificação de
problemas, análise, desenvolvimento de um sistema, bem como
com a documentação apropriada. Este trabalho exige
habilidade de solução de problemas e de avaliação
crítica;
• Demonstrar habilidades de adaptação ao trabalho,
tanto quando necessite de trabalhar como um indivíduo sob
orientação, como um membro de uma equipe ou como líder
de uma equipe;
• Identificar práticas apropriadas dentro de um quadro
ético, legal, profissional e social;
• Reconhecer a necessidade de um desenvolvimento profissional
contínuo;
• Discutir e explicar aplicações baseadas no
campo de conhecimento de Sistema de Informação.
1.2 - COMPETÊNCIAS
• Desenvolvimento de Sistemas de Informação.
Podendo assumir cargos e funções de Engenheiro de
Software, Analista de Sistemas, Gerentes de Projetos, Gerente de
Informática, dentre várias outras;
• Desenvolvimento de Software comerciais e gerenciais;
• Selecionar e manter plataformas (software e hardware) para
redes de computadores;
• Fornecer consultoria para aquisição de software
e hardware;
• Desenvolver e manter aplicações para WEB e
aplicações distribuídas.
• Pesquisar, selecionar, instalar, configurar e manter equipamentos
e softwares de segurança para os dados e aplicações;
• Administrar o processo de manutenção em ambiente
de redes, especificando materiais e equipamentos;
• Coordenar e gerenciar os recursos financeiros, humanos e
técnicos da área de Sistema de Informação;
• Pesquisar, identificar, selecionar e criar oportunidades
empreendedoras;
• Pesquisa e pós-graduação em Sistema
de informação. O aluno formado no curso também
estará preparado para atuar na pesquisa e ou realizar uma
pós-graduação na área para que possa
aperfeiçoar e expandir os seus conhecimentos.
1.3 - HABILIDADES
• Abstração. Software é um produto abstrato
(não tangível) e complexo. A capacidade de abstração
é um requisito fundamental para o profissional e é
desenvolvido durante as atividades de programação,
design e modelagem;
• Design criativo. Um sistema computacional é quase
sempre um produto inovador, seja porque ele é desenvolvido
sob medida para um cliente, ou porque o avanço tecnológico
e as novas necessidades do mercado requerem sempre um novo produto.
O profissional tem que conceber soluções inovadoras
para tornar os produtos competitivos. Os alunos precisam ser estimulados
a trabalhar a criatividade em atividades de programação
e de projetos.
• Modelagem. O processo de desenvolvimento de Sistemas de
Informações requer a elaboração de modelos
abstratos que descrevam a sua estrutura e o seu funcionamento. A
habilidade de lidar com notações, linguagens e ferramentas
para elaboração de modelos são fundamentais
para o profissional de Sistema de Informação. Esta
habilidade é desenvolvida ao longo dos vários projetos
e disciplinas do curso.
• Auto-aprendizado. Pela característica da rápida
evolução da computação, o profissional
tem que estar num processo de contínuo aprendizado após
a conclusão do curso. É fundamental que o aluno adquira
desde cedo a capacidade de aprender a aprender. Ele precisará
estar sempre aprendendo para se manter atualizado e competente.
A habilidade em pesquisa está fortemente relacionada com
o auto-aprendizado. Esta habilidade é desenvolvida ao longo
de todo o curso através de trabalhos de pesquisa, de estudo
individual em diversas disciplinas e de uma monografia de final
de curso.
• Trabalho em grupo. A habilidade de trabalhar em grupo é
fundamental para o profissional de Sistema de Informação
e é estimulada e desenvolvida durante o curso, durante a
realização de projetos de pesquisa e trabalhos em
disciplinas.
• análise de problemas e modelagem de soluções.
Análise de um problema e a elaboração de um
modelo para a sua solução é uma habilidade
essencial para um profissional de Sistema de Informação.
Esta habilidade é introduzida desde o início do curso
nas atividades de programação e é desenvolvida
mais amplamente em diversas outras disciplinas e atividades curriculares.
• Capacidade Empreendedora. A capacidade empreendedora é
hoje uma habilidade indispensável a qualquer profissional,
inclusive àqueles que não desejam ser empresários.
Esta habilidade capacita o profissional a tomar iniciativas e a
liderar projetos em suas atividades profissionais. Ela é
desenvolvida nos alunos através de projetos nos quais eles
são estimulados a apresentar e liderar projetos de sistemas.
• Avaliação Crítica. O profissional deve
desenvolver uma capacidade de avaliar de forma aprofundada e com
embasamento teórico as atividades realizadas e produtos desenvolvidos.
Esta habilidade pode ser desenvolvida através de atividades
de leitura e discussão de temas e elaboração
de painéis de discussão com profissionais da área.
• Expressão oral e escrita. O aluno é preparado
para se expressar bem de forma oral ou escrita através da
elaboração e apresentação de projetos
e monografias durante todo o curso.
|
GRADE DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
2013-2015
GRADE DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - FACULDADE DELTA |
MATRIZ DO CURSO - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
CARGA HORÁRIA |
I Semestre |
360 |
Algoritmos e Programação I |
80 |
Comunicação e Linguagem |
60 |
Arquitetura de Computadores |
80 |
Mátemática Básica |
80 |
Introdução a Lógica Matemática |
80 |
II Semestre |
380 |
Algoritmos e Programação II |
80 |
Sistemas Operacionais |
80 |
Sistemas de Informação I |
80 |
Comunicação Argumentativa |
40 |
Matemática Financeira |
80 |
III Semestre |
380 |
Redes de Computadores |
80 |
Comunicação Informal |
60 |
Sistemas de Informação II |
80 |
Algoritmos e Programação III |
80 |
Banco de Dados I |
80 |
IV Semestre |
360 |
Sistemas Distribuídos |
80 |
Sistemas de Informação III |
80 |
Programação WEB I |
160 |
Direito Aplicado a Informática |
40 |
V Semestre |
380 |
Banco de Dados II |
80 |
Gerência de Projetos I |
80 |
Engenharia de Software |
80 |
Programação WEB II |
80 |
Comunicação Acadêmica |
60 |
VI Semestre |
458 |
Probabilidade e Estatística |
80 |
Gerência de Projetos II |
80 |
Empreendedorismo |
60 |
Tópicos Especiais I (Inteligência Artificial) |
80 |
Estágio Supervisionado I |
150 |
VII Semestre |
360 |
Programação Mobile I |
80 |
Tópicos Especiais II (Padrões de Projeto de Software) |
80 |
Tópicos Especiais III (WEB Semântica) |
60 |
Monografia I |
80 |
Comunicação Científica I |
60 |
VIII Semestre |
398 |
Ética Profissional |
40 |
Gestão Sócio Ambiental |
40 |
Tópicos Especiais IV (Testes Automatizados) |
60 |
Segurança e Auditoria de Sistemas |
60 |
Comunicação Científica II |
40 |
Estágio Supervisionado II |
158 |
Carga Total |
3076 |
Horas Complementares |
300 |
Carga Total Geral |
3376 |
|
|
|
|
|