OS CONTOS DE FADAS

UMA FERRAMENTA A MAIS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

  • Lizandro Poletto Faculdade Alfredo Nasser
  • Maria José Teixeira de Souza Reis
Palavras-chave: Desenvolvimento. Conto de Fadas. Aprendizagem. Escola. Família.

Resumo

O artigo objetivou abordar os reflexos e efeitos causados pelos contos de fada na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com autores pertinentes ao assunto. A literatura infantil na sala de aula, guiada pelo professor, é vital para o desenvolvimento da leitura/imaginação, proporcionando prazer para a reflexão criativa nas crianças, preparando-as para enfrentar desafios reais com habilidade crítica. A literatura infantil proporcionar momentos lúdicos que estimulam a imaginação e a identidade das crianças, facilitando o processo de alfabetização e promovendo o prazer pela leitura, com os professores e escolas desempenhando um papel crucial na motivação dos alunos, na criação de um ambiente o desenvolvimento do hábito de leitura e na formação de leitores contínuos através de projetos educacionais e bibliotecas bem equipadas. Notadamente contos de fadas "Chapeuzinho Vermelho", é fundamental no desenvolvimento das crianças, fomentando a imaginação e a reflexão sobre questões emocionais da infância, enquanto sua integração na educação, com o apoio ativo de pais e educadores, promove o gosto pela leitura desde cedo, facilitando a alfabetização e fortalecendo o contato íntimo com os livros. A leitura, especialmente contos de fadas, desempenha desenvolvimento integral da criança, fortalecendo sua imaginação, despertando o interesse pela leitura e cultivando habilidades cognitivas e emocionais. Com a participação ativa da família/escola/educadores, é possível criar um ambiente enriquecedor que permite à criança se envolver com a leitura de maneira prazerosa e significativa, contribuindo assim para a formação de cidadãos críticos-criativos-reflexivos, preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e contribuir positivamente para a sociedade.

Publicado
2024-07-02